Recentes avanços dos estudos socioambientais da UHE Bem Querer
Em abril, houve avanço em duas importantes etapas do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da UHE Bem Querer. A primeira envolveu a conclusão das novas pesquisas de campo de arqueologia realizadas entre fevereiro e abril de 2023. Durante este estudo foram avaliadas áreas de alto potencial arqueológico na área de influência do projeto da UHE Bem Querer.
Já a segunda etapa se refere a conclusão do diagnóstico socioambiental, que apresenta a realidade atual da região. Em conjunto com o fechamento do diagnóstico, os pesquisadores do Consórcio Walm-Biota iniciaram a identificação dos impactos negativos e positivos (benefícios) que poderão ser causados pela hidrelétrica, assim como programas recomendados para diminuir os efeitos negativos.
Vale lembrar que o EIA teve início em 2018, mas, por conta da Pandemia do Covid-19, que comprometeu o desenvolvimento dos trabalhos de campos, dentre outras atividades, sua conclusão foi adiada para 2023.
Veja a linha do tempo com as principais ações já realizadas pelo estudo:
- Março/2018: início dos estudos socioambientais
- Setembro/2018: início dos estudos de campo do meio físico
- Julho/2019: início dos estudos de campo de arqueologia
- Setembro/2019: primeiros trabalhos de campo sobre a flora e a fauna
- Novembro/2019: início das entrevistas do cadastro socioeconômico
- Julho/2022: conclusão do diagnóstico participativo por meio de oficinas com representantes da sociedade e instituições
- Outubro/2022: finalização do cadastro socioeconômico
- Abril/2023: conclusão dos estudos de campo da arqueologia
- Em andamento: Identificação dos Impactos e Programas
Confira mais detalhes das atividades em http://www.uhebemquerer.com.br/etapas-e-atividades/