Entre os dias 23 e 28 de julho ocorreram as reuniões públicas informativas para apresentar à população o início dos estudos socioambientais da usina hidrelétrica Bem Querer. As reuniões foram realizadas nos municípios de Bonfim, Iracema, Cantá, Mucajaí, Caracaraí e Boa Vista pela equipe da EPE e do consórcio Walm-Biota.
Participaram das seis reuniões cerca de 300 pessoas, incluindo representantes do poder público, de associações, instituições de ensino, comércio, igrejas, movimentos sociais e demais pessoas interessadas.
Nas reuniões foram apresentadas as equipes responsáveis pela elaboração dos estudos socioambientais e que estarão na região trabalhando nos levantamentos de informações. Também foram informadas as etapas e duração dos estudos socioambientais de forma que a população possa acompanhar sua elaboração. Saiba mais clicando aqui.
A equipe da EPE e do Consórcio Walm-Biota esclareceram dúvidas e questionamentos do público sobre a atual fase de licenciamento ambiental da usina, a importância da usina para o suprimento de energia à Roraima, quais estudos serão realizados na região, entre outros temas. Para conhecer mais sobre os temas apresentados na reunião, acesse as apresentações (parte 1) e (parte 2).
Essas reuniões públicas marcam o início dos estudos ambientais que serão desenvolvidos pelos próximos dois anos, e antecedem qualquer decisão sobre a construção da usina. A participação da sociedade deverá acontecer ao longo de todo período dos estudos.