A investigação sobre a existência de cavernas na área do projeto da Usina Hidrelétrica Bem Querer teve início com o levantamento de informações e mapeamentos da região, além da análise do mapa de potencial para ocorrência de cavernas no Brasil adotado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMBio). Em seguida, foram realizadas atividades de campo, entre os meses de setembro e outubro de 2018, que incluíram caminhamento em toda extensão da área do projeto para a identificação e registro de rochas, relevos e indícios de cavidades naturais.
As cavernas são ambientes únicos, na maioria das vezes ecossistemas diferenciados que abrigam formas de vidas frágeis e podem conter registros históricos, culturais e paleontológicos, muitos ainda desconhecidos. Daí a importância de investigar a existência dessas cavidades na área do projeto a fim de evitar e/ou mitigar eventuais impactos do projeto da usina sobre elas.
As informações obtidas no estudo de cavernas será parte do Estudo de Impacto Ambiental da UHE Bem Querer e contribuirá para consolidação do conhecimento espeleológico da região.
Saiba mais sobre o Patrimônio Espeleológico do Brasil em http://www.icmbio.gov.br/cecav/
- Foto: Walm, 2018.
- Foto: Walm, 2018.
- Foto: Walm, 2018.
- Foto: Walm, 2018.