A 4ª etapa do Diagnóstico Participativo da UHE Bem Querer teve início em 13 de julho de 2021. Com a presença de representantes dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí, as oficinas estão sendo desenvolvidas no formato virtual e marcam a retomada das atividades do Diagnóstico Participativo, que haviam sido paralisadas em março de 2020 em função da pandemia.
As 1ª, 2ª e 3ª etapas ocorreram em 2019 em oficinas presenciais com duração de um dia e contaram representantes de diversas instituições. Confira aqui as notícias sobre esses encontros.
Diante das restrições para a realização de encontros presenciais, o Consórcio Walm-Biota adaptou as metodologias participativas para o ambiente virtual nesta 4ª etapa. Por meio de uma parceria com a Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR, os participantes com dificuldade de acesso à internet podem utilizar as salas da UNIVIRR localizadas em cada um dos seis municípios para participar das atividades virtuais. Medidas para a prevenção da transmissão da COVID-19 são adotadas pelos participantes durante a utilização das salas.
As oficinas do Diagnóstico Participativo são um importante espaço de diálogo e de troca de informações sobre os municípios que fazem parte da área de abrangência dos estudos da UHE Bem Querer, e representam uma oportunidade de contribuição relevante para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental da hidrelétrica.