Alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Militarizado Dom Pedro II – CEM XIX, em Iracema, desenvolveram um projeto sobre a UHE Bem Querer. O resultado final foi apresentado, no dia 15 de setembro, na Feira de Ciências realizada na própria escola, que teve como visitantes o público interno e a comunidade local.
Com a orientação dos professores Edilene Saraiva e Eliézio Sales, o trabalho buscou saber a percepção dos moradores de Iracema em relação aos possíveis impactos sociais, econômicos e ambientais do projeto da UHE Bem Querer.
Para isso, os estudantes aplicaram questionários com a comunidade local e entrevistaram, em 17 de agosto de 2023, o Analista de Pesquisa Energética da EPE Daniel Loureiro para entender sobre a necessidade da construção da usina e os impactos que podem ser causados na região caso o empreendimento seja implantado.
Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados já ouviu falar sobre a UHE Bem Querer e entende que existem impactos positivos e negativos da construção do empreendimento.
Além da feira de ciências em Iracema, o projeto foi apresentado durante a XVII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima, que ocorreu entre 16 e 20 de outubro na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Os professores Edilene Saraiva e Eliézio Sales, presentes à feira, integraram também as oficinas do diagnóstico participativo, realizadas em Iracema, uma das atividades do Programa de Comunicação e Relacionamento (PCR) da UHE Bem Querer. Mais informações sobre o Diagnóstico Participativo podem ser obtidas neste link.